Sarampo: como prevenir sua volta?

Saiba como se proteger do sarampo e importância da vacinação

 

Autora: Abigail Gouveia

 

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, causada por vírus e extremamente contagiosa. A manifestação ocorre no período de 12 dias a partir do contágio, com aparecimento de placas avermelhadas na pele, conjuntivite, otite, pneumonia e perda de apetite. A transmissão acontece principalmente por via oral, pela tosse ou espirro e, sua infecção estimula a perda de proteínas e eletrólitos, além da vasculite generalizada, quando as artérias inflamam e fluxo sanguíneo é reduzido.

A doença é passível de controle, com possível erradicação através da vacina, no entanto, foi uma das principais causas de mortalidade infantil desde 1968, atingindo sobretudo populações carentes em quadro de desnutrição. Embora o Brasil tenha recebido em 2016 o certificado como país livre de sarampo, foram registrados casos recentes da doença em alguns estados. O motivo da sua volta pode estar relacionado a baixa promoção vacinal e alguns casos importados da Venezuela.

A vacina parte como a principal alternativa para o combate à doença e é aplicada em duas doses, quando a criança completa o primeiro ano de vida, e a segunda, entre os 15 e 24 meses. Indivíduos adultos devem ser vacinados caso não tenham registros de nenhuma dose e há contraindicação para imunodeprimidos e gestantes.

Para inibir o avanço do vírus, é de extrema importância a conscientização sobre os programas de vacinação e atendimento médico em caso da manifestação dos sintomas, mesmo em indivíduos já vacinados. 

As Sociedades Brasileira de Reumatologia (SBR), Infectologia (SBI) e Imunização (SBIm) se posicionaram acerca da doença com recomendações do Ministério da Saúde: confira aqui. 

O sarampo é uma doença extremamente contagiosa e vêm sendo registrados cada vez mais casos no Brasil. É imprescindível que tenhamos os cuidados necessários para evitar que esse número aumente.

 

Para saber mais:

https://portal.fiocruz.br/noticia/sarampo-de-volta-ao-mapa

http://201.20.115.105/home/bitstream/123456789/576/1/1128-3163-1-PB.pdf

 


Outras Matérias

O que faz o Monitor de Pesquisa Clínica?

O que é necessário para ser um bom monitor de pesquisa clínica?   Autora: Renata Bendit   O monitor de […]

Pesquisa Clínica 12 de outubro de 2019

Os significados das cores dos meses nas campa …

Qual a cor de cada mês do ano?   Autora: Estela Maia Bellini Pannuti   A campanha do outubro rosa, […]

Saude em geral 7 de outubro de 2019

Você sabe o que faz o Medical Science Liaiso …

Afinal, quais são as funções e atividades de trabalho do Medical Science Liaison? Você sabe quais são as funções do […]

Saude em geral 4 de outubro de 2019

5 maneiras de prevenir pedras nos rins

Como selecionar os alimentos para evitar a formação de cálculos renais?   Autora: Ana Tavela   Se você já teve […]

Saude em geral 3 de outubro de 2019