Primeira infância: o momento ideal para cons …

Por que a primeira infância é um momento tão importante para cuidarmos das nossas crianças?

Autora: Fernanda Luz Gonzaga da Silva

Esse período de ouro se inicia no nascimento e se encerra quando a criança completa 6 anos de vida. Nessa fase, os neurônios formam de 700 a 1000 mil novas conexões por segundo e são as interações, o cuidado, a nutrição, os estímulos e até mesmo as brincadeiras realizadas na primeira infância que ajudam o cérebro a desenvolver seu potencial máximo, com profundos impactos até o fim da vida dessa pessoa.

Estudos científicos em diversas áreas como a neurociência e a psicologia do desenvolvimento têm apontado que o período de maiores possibilidades para a formação das competências humanas ocorre na primeira infância. Analogicamente, investir na primeira infância é como preparar os alicerces da construção de uma casa, quanto melhor e mais preparada ela for, mais forte a sua sustentação ao longo dos anos.

Quanto antes esses investimentos acontecerem, mais chances essas crianças terão de alcançar ao máximo o seu potencial. Especialistas apontam que uma primeira infância bem assistida está relacionada com menores riscos de desenvolvimento de doenças, como a hipertensão, menor consumo de drogas, mais anos de educação e melhor desempenho escolar, além de menor proporção de encarceramento, melhores condições sociais e ambientais sustentáveis.

Os benefícios da primeira infância vão além do ponto de vista econômico. Evidências mostram que a cada 1 dólar investido nessa fase até 7 dólares podem ser gerados de retorno para a sociedade, com chances desse adulto ocupar melhores empregos e ganhar salários até 25% melhores.

E como fazer isso? Aproveitar essa janela de oportunidades pode ser mais simples do que nós imaginamos, sem fórmulas mágicas, tudo pode começar através do olhar, da reciprocidade e prestando mais atenção nas crianças. Um pequeno preço a ser pago hoje, que pode resultar, em uma população mais saudável e equilibrada, amanhã.

 

Para saber mais:

https://www.fmcsv.org.br/pt-BR/a-primeira-infancia/

https://www.facebook.com/projetopipas/

http://mds.gov.br/assuntos/crianca-feliz/crianca-feliz/a-primeira-infancia

https://ocomecodavida.com.br/filme-completo/


Outras Matérias

O que faz o Monitor de Pesquisa Clínica?

O que é necessário para ser um bom monitor de pesquisa clínica?   Autora: Renata Bendit   O monitor de […]

Pesquisa Clínica 12 de outubro de 2019

Os significados das cores dos meses nas campa …

Qual a cor de cada mês do ano?   Autora: Estela Maia Bellini Pannuti   A campanha do outubro rosa, […]

Saude em geral 7 de outubro de 2019

Você sabe o que faz o Medical Science Liaiso …

Afinal, quais são as funções e atividades de trabalho do Medical Science Liaison? Você sabe quais são as funções do […]

Saude em geral 4 de outubro de 2019

5 maneiras de prevenir pedras nos rins

Como selecionar os alimentos para evitar a formação de cálculos renais?   Autora: Ana Tavela   Se você já teve […]

Saude em geral 3 de outubro de 2019