Promova a sua publicação cientifica!

Consegui publicar um artigo científico. E agora?

Autor: Flavia Zanotto

Há muita pesquisa publicada e disponível e isso dificulta que seu público-alvo encontre sua pesquisa acadêmica. Promover sua pesquisa, portanto, tornou-se hoje em dia muito importante. Um empresário não precisa promover o seu produto? Hoje em dia o pesquisador precisa também promover suas publicações!

Destaque-se da multidão

Para ajudá-lo a se destacar da multidão, você deve ter um perfil ORCID. Isso permitirá que outras pessoas o encontrem, mesmo que você mude seu nome ou instituição. Identificadores de pesquisa, como um DOI, podem ser úteis. Eles podem ser usados ​​para rastrear o interesse em seu trabalho.

Promova sua pesquisa

Etapa 1: você precisa de uma estratégia. Isso é algo com que todo pesquisador está familiarizado. Se você quiser que mais pessoas encontrem seu trabalho, pense no seu público. Quem são eles? Em que eles estão interessados? Onde eles trabalham? Eles estão apenas no seu departamento ou em outro lugar?

Quando souber quem são, pense em como alcançá-los. Onde eles passam seu tempo on-line? O Twitter, com sua plataforma muito aberta, vai atingir seu público de maneira mais eficaz ou é mais provável encontrá-los no LinkedIn?

Você também pode ver a estratégia que outros pesquisadores em seu campo estão usando. Instale o bookmarklet Altmetric no seu navegador. Em seguida, navegue até um artigo em seu campo e clique no donut Altmetric. Isso lhe dará detalhes sobre onde o público está discutindo um artigo. Use canais semelhantes para promover seu trabalho.

Como você está comprometido?

Alguns canais de mídia social exigem muito mais investimentos do que outros. Antes de começar, calcule quanto tempo você está disposto a dedicar ao(s) canal(is) que você escolheu. Usar o Twitter significa que você precisará tuitar várias vezes ao dia. Alguns dos tuítes devem promover e discutir seu trabalho. Compartilhe informações interessantes que seus seguidores possam gostar. Responda a pesquisas e perguntas de outros usuários. Compartilhe pesquisas que lhe interessam e marque os autores.

O LinkedIn pode ser melhor mais interessante se você estiver muito ocupado. O LinkedIn permite que você compartilhe atualizações sobre sua pesquisa. Ele também tem um recurso de blog, onde você pode escrever artigos curtos. Isso permite que você compartilhe seus conhecimentos. É claro que, se o seu público-alvo não estiver no LinkedIn, seria melhor escolher uma outra plataforma.

Esteja preparado para feedback. Haverá perguntas e comentários honestos. Alguns membros da audiência podem estar mais interessados ​​em começar uma briga ou avançar sua própria agenda além do que você escreveu. Lembre-se de se envolver com cada comentário de forma respeitosa e profissional.

Envolva-se
As comunidades on-line são ótimas, mas não se esqueça de interagir na vida real também. Existe algum clube ou sociedade que possa se interessar pelo seu trabalho? Seja voluntário para dar uma palestra ou um seminário em uma dessas reuniões. Mais uma vez, o público é fundamental. Certifique-se de que sua apresentação esteja clara para o seu público. Como você apresenta dados em uma conferência é diferente de como você dá uma palestra para pessoas que estão interessadas em ciência, mas não têm treinamento formal.

Use sua assinatura de e-mail

Pode ser muito fácil adicionar um link para sua pesquisa em sua assinatura de e-mail. Pode ser um link para o seu perfil do LinkedIn ou do Kudos. Essa é uma maneira fácil de ajudar as pessoas com as quais você se comunica a encontrar seu trabalho.

Facilite a leitura

Crie um resumo simples em inglês de cada artigo. Isso tornará cada artigo menos intimidante. Também ajudará as pessoas a decidirem se querem ler o artigo completo. Poste este resumo em um blog ou grupo de discussão ao qual você pertence. Caso um repórter de ciência o vir, ele poderá entrar em contato com você para uma entrevista.

Use hashtags

As hashtags são uma maneira fácil de encontrar conteúdo relacionado a um tópico. Twitter é famoso por usar hashtags. Eles são basicamente um tópico ou frase com um sinal # no começo. Dependendo do papel, você pode usar #science, #microbiology, #astrophysics para categorizar seu trabalho. Use o Hashtagify para identificar quais hashtags são realmente populares. Usar um hashtag popular torna mais provável que as pessoas encontrem seu trabalho.
Trabalho em equipe

Muitos periódicos têm uma estratégia de mídia social para promover os artigos que publicam. O escritório de pesquisa da sua instituição provavelmente tem uma estratégia para promover pesquisas que incluem mídias sociais, listas de e-mail, agências de notícias e departamentos governamentais. Fale com eles sobre como promover seu trabalho.

Pode ser um pouco assustador promover sua pesquisa inicialmente. No entanto, é uma parte essencial para a atração de bolsas de pesquisa, colaboradores e estudantes.

RESUMO: Use o Altmetrics para descobrir onde outras pessoas em seu campo estão promovendo sua pesquisa acadêmica. Escolha uma plataforma semelhante, ciente de quanto tempo levará para aprender e usar. Use uma plataforma como o Kudos para fornecer um resumo simples em inglês de cada um dos seus trabalhos. Certifique-se de usar identificadores de pesquisa exclusivos. Obtenha um perfil ORCID para ajudar outras pessoas a acompanhar seus dados de pesquisa. Acima de tudo, participe da comunidade de pesquisa.


Outras Matérias

Somos todos infectados!

O que significa microbiota e como convivemos com ela?   Autora: Franciele Araújo   No corpo humano encontra-se um conjunto […]

Saude em geral 10 de novembro de 2019

Boas Práticas de Documentação

Você conhece as Boas Práticas de Documentação? Confira 10 dicas de documentação neste vídeo de 2 minutos. Aprenda 10 dicas […]

Medical Affairs 4 de novembro de 2019

Introdução do trabalho científico: simples passo a passo

Escrever a Introdução de um trabalho científico é mais fácil que parece…   Autora: Anna Carolina Parracho Motzko Soares   […]

Pesquisa Cientifica 31 de outubro de 2019