Reiki: Uma das Práticas Integrativas e Complementares no SUS

O que é Reiki e como este recurso terapêutico pode ajudar na promoção da saúde?

 

Autora: Tatiana Fernandes

 

As Práticas Integrativas e Complementares utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, e são voltadas para prevenir diversas doenças, como depressão, ansiedade e hipertensão. Há evidências científicas que comprovam os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e estas práticas integrativas e complementares.

Atualmente, somos o país líder na oferta dessa modalidade na atenção básica. São 29 procedimentos de Práticas Integrativas oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de forma integral e gratuita, à população.

A prática do Reiki responde aos novos paradigmas da Atenção Básica, que incluem dimensões da consciência, do corpo e das emoções.

O Reiki é uma terapia energética de cura que não substitui a Medicina convencional, assim como a Medicina convencional não substitui a terapia energética. Cada qual atua em campos diferentes e complementam-se no intuito de melhorar a qualidade de vida do ser humano.

Reiki é uma palavra japonesa que significa energia vital universal. É utilizada para identificar o Sistema Usui de Cura Natural (Usui Shiki Ryoho), nome dado em homenagem ao seu redescobridor, Mikao Usui.

Rei significa universal e refere-se à parte espiritual, à essência energética cósmica, que permeia todas as coisas e circunda todos os lugares. Ki é a energia vital individual que circunda nossos corpos mantendo-os vivos, e está presente, fluindo, em todos os organismos vivos. Quando a energia Ki sai do corpo, esse corpo deixa de ter vida.

Essa energia é conhecida em todo o mundo, cada cultura ou religião tem um nome para ela:

  • Prana (Índia); Chi (China);
  • Energia Bioplasmática (Rússia);
  • Ka (Egito);
  • Pneuma (Grécia Antiga);
  • Energia Vital ou Psíquica (Rosacruzes);
  • Luz ou Espírito Santo (Cristãos);
  • Orgônio (Reich);
  • Fogo Central (Pitágoras);
  • Fogo Interior (Hipócrates);
  • Magnetismo (Mesmer);
  • Fluido da Vida (Alquimistas);
  • Mana (Kahunas);
  • Baraka (Sufis);
  • Ruach (Judeus);
  • Orenda (Índios americanos).

O Reiki é um processo de encontro dessas duas energias: a energia universal (Rei) com a nossa porção física (Ki), e ocorre após a pessoa ser submetida a um processo de sintonização ou iniciação do método feito por um mestre habilitado.

Reiki é uma energia, como ondas radiofônicas, e pode ser aplicada, com sucesso, no local ou à distância. É uma energia compatível com qualquer tipo de terapia ou tratamento. Através da técnica, são equilibrados os sete chacras ou centros de força sutil de energia, localizados entre a base da coluna e o alto da cabeça.

Quando fazemos uso da energia Reiki, estamos aplicando energia-luz, visando recuperar e manter a saúde física, a mental, a emocional e a espiritual. É um método natural de equilibrar, restaurar, aperfeiçoar e curar os corpos, criando para o ser um estado de harmonia.

Ideograma Reiki

A palavra Reiki pode ser escrita com ideogramas japoneses, que conforme os algarismos romanos não exprimem letra ou som e sim uma ideia. Segundo o contexto, esses ideogramas podem ter várias leituras com os seguintes significados:

  1. Chuva maravilhosa de energia vital
  2. Chuva maravilhosa que dá vida.

III. A ideia de algo, que vem do cosmos e que seu encontro com a terra produz o milagre da vida.

  1. Chuva maravilhosa que produz o milagre da vida.
  2. A comunhão de uma energia superior com uma terrena, porém que se pertencem mutuamente.
  3. Uma energia maravilhosa que está acima de todas as demais e, além disso, está em você e que você pertence a ela.

 

Há 14 posições para ser aplicado o Reiki, sendo 4 na posição da cabeça, 4 na parte da frente do corpo, 4 na parte das costas e 2 na posição dos pés. As mãos do reikiano devem estar em forma de concha e com os dedos agrupados. Desta forma, o Reiki fluirá pelas palmas das mãos, sendo dirigida para os pontos energéticos. Esta energia atua de forma inteligente desbloqueando os pontos críticos, restabelecendo o fluir da energia vital.

 

Para saber mais:

Oliveira, LG. História do Reiki. Manual de Reiki Usui, Tibetano e Kahuna, 2017, 16p.


Outras Matérias

Será que os adoçantes são seguros para saúde?

Há vantagem em consumir adoçante? Eles são seguros para a sua saúde?   Autor: Ana Tavela   Diferentes adoçantes são […]

Alimentos 10 de julho de 2019

Mitos e Verdades da doação de sangue

Em parceria com o Instituto Hemomed, este vídeo traz uma conversa com o médico hematologista Dr. Ricardo Scuotto, sobre mitos […]

Saude em geral 8 de julho de 2019

13 regras básicas para conduzir um estudo clínico de qualidade

Você sabe como surgiu as Boas Práticas em Pesquisa e quais são as 13 regras básicas para conduzir um estudo […]

Pesquisa Clínica 2 de julho de 2019

Promova a sua publicação cientifica!

Consegui publicar um artigo científico. E agora? Autor: Flavia Zanotto Há muita pesquisa publicada e disponível e isso dificulta que […]

Saude em geral 24 de junho de 2019