O que é qualidade de vida relacionada à saúde?

Você já pensou em definir a sua qualidade de vida?

Autor: Monique Binotto

Em 1946, a Organização Mundial de Saúde definiu o conceito de saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Mesmo assim, até meados de 1970, os cuidados em saúde geral tinham enfoque somente na morbidade e mortalidade do paciente. Ao longo do tempo, entendeu-se que era necessário incluir nesta avaliação as percepções de saúde do próprio paciente o que, posteriormente, denominou-se qualidade de vida. Isso se justifica pelo fato de que, somente com a avaliação subjetiva do paciente sobre a sua saúde global, seria possível considerar a definição de saúde por completo, incluindo a saúde somática, psicológica e social, até então negligenciadas pela avaliação básica de saúde e doença.

Apesar disso, a definição de qualidade de vida é mais recente, uma vez que a inclusão do termo como palavras-chave em buscadores de literatura médica ocorreu em 1975. À vista disso, surgiram dois conceitos que consideram a saúde global e o bem-estar: o conceito de qualidade de vida e de qualidade de vida relacionada à saúde. Ambos se referem a um tipo específico de desfecho subjetivo reportado pelo paciente, observado de forma indireta, diferentemente dos resultados de medidas fisiológicas ou laboratoriais, que são observados diretamente.

O termo qualidade de vida refere-se a uma apreciação generalista, que implica uma avaliação do efeito de todos os aspectos da vida no bem-estar geral. Assim, de acordo com o grupo WHOQOL (grupo de Qualidade de Vida da Organização Mundial da Saúde – em Inglês World Health Organization – Quality of Life), a qualidade de vida é definida como:

“A percepção do indivíduo sobre sua posição na vida, no contexto da cultura e dos sistemas de valores em que vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.”

Quando a qualidade de vida inclui o contexto de saúde e doença, é referida como qualidade de vida relacionada à saúde. Assim, segundo a Food and Drug Administration (agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos), a qualidade de vida relacionada à saúde é um conceito multidomínio, que representa a percepção geral do paciente, com enfoque no efeito da doença e do tratamento em outros aspectos da vida. Portanto, utiliza-se o termo qualidade de vida relacionada à saúde a fim de incluir nesta avaliação os aspectos que, de modo geral, não se incluem no contexto de saúde (como renda financeira, liberdade e qualidade do ambiente).

A avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde inclui quase todos os aspectos da vida que podem se tornar relacionados à saúde: como os domínios físico, psicológico e social, além de outros domínios, como o funcionamento cognitivo e a espiritualidade. Ainda, pode haver componentes complementares desta avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde, como o estado de desempenho e as escalas de sintomas (nos casos em que se avalia uma patologia específica), já que, se analisados separadamente, seriam insuficientes para constituir uma avaliação completa da escala. Desta maneira, percebe-se que o conceito de qualidade de vida relacionada à saúde enfatiza o bem-estar do paciente, considerando os aspectos que podem ser afetados pela saúde, além de avaliar o estado de saúde geral, as escalas funcionais e as escalas de sintomas das doenças.

Para saber mais:

  1. Organização Mundial da Saúde. Constituição da Organização Mundial da Saúde (OMS/WHO) – 1946.
  2. The WHOQOL Group. The World Health Organization quality of life assessment (WHOQOL): position paper from the World Health Organization. Social Science and Medicine 1995; 41:1403-10.  
  3. Food and Drug Administration. Guidance for industry: patient-reported outcome measures: use in medical product development to support labeling claims: draft guidance. Health and Quality of Life Outcomes, 2006; 4:79. 

Outras Matérias

Promova a sua publicação cientifica!

Consegui publicar um artigo científico. E agora? Autor: Flavia Zanotto Há muita pesquisa publicada e disponível e isso dificulta que […]

Saude em geral 24 de junho de 2019

Interação entre medicamentos

O que é e como acontece a Interação Medicamentosa? Entenda neste vídeo de 4 minutos como acontece a interação medicamentosa, […]

Saude em geral 19 de junho de 2019

Reiki: Uma das Práticas Integrativas e Complementares no SUS

O que é Reiki e como este recurso terapêutico pode ajudar na promoção da saúde?   Autora: Tatiana Fernandes   […]

Saude em geral 16 de junho de 2019

Resistência antimicrobiana: uso abusivo e irracional

Por que o uso de racional de antimicrobianos é tão importante?     Autora: Franciele Laís Dias Araújo.   Os […]

Saude em geral 7 de junho de 2019